Representantes locais da EMATER-PR numa “roda de prosa” após primeira sessão do sábado dia 20.

(Na foto equipe local da EMATER-PR: Juliana, Caio e Dejair / Foto: Emater)

No sábado dia 20 de outubro faremos a primeira exibição do final de semana que terá início as 14h e trará duas produções documentais de longa e curta metragem respectivamente. Começamos com “Carijo” e seguimos com “Guardiãs do Queijo Coalho do Sertão”.

Ao término da sessão cujo público alvo são os produtores e trabalhadores da erva mate da cidade e região, as mulheres do projeto “Mulheres do Leite de Bituruna” e demais públicos presentes à sessão, haverá uma “roda de prosa” que durará de 20 a 25 minutos onde os representantes locais da EMATER-PR,  Juliana Skalski, médica veterinária e mestre em ciências veterinárias; Caio Quadros Netto, engenheiro agrônomo e Dejair de Jesus Padilha, assistente social, dialogarão com o público.

Utilizando uma expressão cabocla será proposto uma “Roda de Prosa” buscando inicialmente a manifestação do público sobre os pontos que mais lhes chamou a atenção nos filmes exibidos.

Em seguida, a médica veterinária Juliana, buscará traçar um paralelo com a atividades das mulheres sertanejas, nordestinas de Sergipe de “Guardiãs do Queijo Coalho do Sertão” com a atividade desenvolvidas pelas mulheres campesinas do sul que trabalham na atividade leiteira,  onde será destacado o protagonismo feminino na execução dessas tarefas na propriedade, e em conjunto com o assistente social Sr. Dejair, fará uma reflexão sobre os demais papéis que elas desenvolvem como cuidadoras dos filhos e da casa  numa dupla jornada de trabalho, que por vezes é maior que a jornada desenvolvidas pelos homens, com destaque em casos de menor ocorrência em que o homem também desempenha um papel ativo nessa atividade.

Já sobre o “Carijo”, as questões serão abordadas pelo assistente social  Sr. Dejair e pelo engenheiro agrônomo Caio, em dois momentos, mas na mesma  metodologia realizando primeiramente um levantamento da percepção do público sobre o filme, em seguida  um breve relato histórico sobre os carijos e barbaquas da região e sobre como se dava o manejo da  cultura da erva mate quando iniciou o seu ciclo de exploração comercial. Em seguida será destacado as técnicas atuais de manejo,  a ampliação do consumo através de  outros produtos que podem ser obtido a partir da planta, bem como as perspectivas de mercado atual e futuro.


SERVIÇO

Data: 20 de outubro de 2018 (sábado) Das 14h as 15h20

Exibição de “Carijo" de Gustavo Türck (Brasil, 2014 ) 59'

Seguido de “Guardiãs do Queijo Coalho do Sertão” de Simone Liberato e Sônia M. de Menezes (Brasil, 2013) 14’
Das 15h25 às 15h50

"Roda de Prosa" com representantes locais a EMATER-PR e público presente

Local: Anfiteatro Romilde Vanzin – Bituruna – PR.

Evento gratuito aberto a todos os públicos

Os ingressos devem ser retirados no local antes do início da sessão

Capacidade: 190 pessoas.



***

Comentários