A Mostra


Em 2014, durante visita à cidade de Bituruna, no interior do Paraná, para inauguração de uma exposição, a fundadora do Cultura in Company e a artista responsável pelas fotos se hospedaram junto de uma família da chamada Rota do Vinho. Muito bem recebidas pelas pessoas da região, criaram-se laços que anos depois resultariam em uma mostra de cinema. 

Do contato com a cultura local nasceu o desejo de realizar algo que dialogasse com a realidade da região, surgindo então a Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra": Cultura e Alimentação.

A edição de Bituruna foi pensada levando em conta a vocação natural da localidade para o turismo de experiência, com destaque para sua produção vitivinícola, ervateira e alimentar, além de outros fatores como a beleza do entorno e suas rotas turísticas. 

A preocupação com o futuro da alimentação, com a sustentabilidade e seus desdobramentos ganhou a atenção das pessoas, de grupos da sociedade civil e instituições que têm esses temas em suas pautas, e o setor cultural e artístico tem contribuído com importantes ações que, mais que pensar a sustentabilidade das coisas, valorizam os arranjos produtivos, fomentam a manutenção das memórias e preservam as identidades étnicas.

O cinema se tornou nos últimos anos um grande aliado na difusão desses temas e atinge um número cada vez maior de pessoas, fazendo-as refletir sobre o que comemos e como, onde e quem produz o que chega ao nosso prato. Isto posto, percebemos a importância de inciativas como esta, afinal de contas "Comida é Cultura", e sem alimentos e água, necessidades básicas, todo e qualquer ser vivo perece. 

O projeto inicial foi submetido à Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e aprovado, seguindo em captação de 2017 a 2018 (24 meses). Em virtude das dificuldades na obtenção de recursos, a mostra se realizou sem o uso do mecanismo de renúncia fiscal federal. Proposta também submetida ao Edital 2017 do Profice do estado do Paraná, teve sua documentação habilitada, foi aprovada na análise de mérito obtendo pontuação para classificação, porém não foi convocada para captação de recursos através do mecanismo de renúncia fiscal estadual.  No mesmo ano foi inscrito em Edital de Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba como "Mostra Cinema e Alimentação" ocorrendo a mesma situação do mecanismo da esfera estadual, isto é, chegou a ser classificada, mas não convocada para captar recursos.  

As duas edições, realizadas em 2017 e 2018, só foram possíveis graças ao esforço coletivo do Cultura in Company, dos diretores e produtores dos filmes selecionados nas duas edições, dos atores locais com destaque para o então governo municipal de Bituruna e sua Secretaria de Educação e Cultura, empresários e comerciantes, instituições de educação e conselhos, canais de comunicação, profissionais e demais colaboradores. 

Com duas edições realizadas e dificuldades na obtenção de recursos para realização da mostra, ela foi revista. Ainda com foco na cultura alimentar, mas com um olhar para as muitas etnias do Paraná, e do Brasil, ela veio parar na capital, contemplando a ideia de itinerância, tendo em vista sempre: a formação de público, a difusão e circulação de obras, a acessibilidade e a descentralização da cultura. 

Em 2019 a mostra de cinema aconteceu na capital do Estado e foi realizada na belíssima Cinemateca de Curitiba, um equipamento municipal de cultura cedido pela Fundação Cultural de Curitiba. A realização contou com recursos próprios do Cultura in Company, a anuência de diretores e produtores que cederam suas obras para exibição pública, bem como a importante ajuda de parceiros e apoiadores.

Vale destacar que nossa mostra é a primeira do gênero com essa temática no Estado do Paraná, e a segunda no Brasil. Um nicho de festival que têm recebido muita atenção em várias partes do mundo. 

Devido à pandemia global de Covid-19, as edições de 2020 e 2021 não aconteceram. Seguimos a
guardando o tempo necessário para poder realizar uma nova edição com segurança. 

Enquanto isso, continuamos acompanhando o que acontece nos segmentos do cinema e da alimentação buscando melhorar cada vez mais nossa mostra para poder oferecer entretenimento, reflexão e emoção ao público.

Para saber como patrocinar e/ou apoiar esta iniciativa, entre em contato através dos e-mails culturaincompany@gmail.com e/ou micnossaterra@gmail.com.


Cultura in Company



***

Comentários