"Um Filme para Dirceu", a emocionante história do Gaiteiro de S. Bento do Sul.


A história de "Um Filme para Dirceu" começa em 2008, quando a  cineasta Ana Johann nascida em Cruz Machado, PR, e radicada em Curitiba, estava a frente da produtora Capicua Filmes e recebe um telefonema de Dirceu Cieslinski – gaiteiro de São Bento do Sul que sonhava viver de música e dizia ver semelhanças na história da sua vida com o filme "Dois filhos de Francisco". Seu objetivo era um só: gravar um documentário para ajudá-lo a se tornar conhecido e fazer um CD ao vivo.  

A diretora decide acompanhar a vida de Dirceu ao longo de três anos, concluindo a edição do documentário em julho de 2012. Com 55 horas de material gravado, o resultado é um filme de 80 minutos com muito humor e cenas surpreendentes.

"Um Filme para Dirceu" esteve presente em vários festivais e mostras importantes no Brasil e fora do país desde sua estreia em 2012, entre eles o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro – onde ganhou o prêmio especial do júri –, foi exibido na Mostra Internacional de São Paulo e selecionado para a sessão DOCTUBRE, no Festival Internacional de Documentários do México (DOCsDF 2012). O filme também abriu a primeira edição do festival francês, no Brasil, o FIDÉ Brasil 2012.

O carismático e divertido Dirceu e seu amigo Greg, que aparece em alguns momentos do filme, a princípio queriam alguém que os filmasse, com qualquer câmera, fazendo as "artes" deles. É assim que o gaiteiro Dirceu, conta, com forte sotaque do sul, sobre sua história de vida, ora dramática, ora divertida. Um filme que diverte e emociona a plateia ao mesmo tempo em que mostra muito da vida das pessoas do interior, entre elas os descendentes de poloneses e alemães do interior do Paraná e Santa Catarina, suas festas, os bailes nos CTG's e as andanças de Dirceu e sua gaita.


FICHA TÉCNICA

Título: Um Filme para Dirceu
Diretora: Ana Johann
Gênero: Documentário 
Duração: 80 minutos
País: Brasil
Ano: 2012
Classificação: 12 anos

EQUIPE

Direção: Ana Johann
Roteiro: Ana Johann
Personagem: Dirceu Cieslinski
Produção: Marcos Freder
Fotografia: Andre Chesini
Trilha Sonora: Dirceu Cieslinski
Estúdio: Capicua Filmes

***

Comentários