Sobre a 3ª edição da MIC Nossa Terra: Cultura e Alimentação que aconteceu em Curitiba, PR.



A 3ª edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra": Cultura e Alimentação que aconteceu de 15 a 20 de outubro de 2019 na Cinemateca de Curitiba, teve seu encerramento no domingo 20 de outubro com a exibição do filme italiano "I Villani" dirigido por Daniele De Michele (Don Pasta) e produzido por Giorgio Magliulo, documentário lançado em 2018 gentilmente cedido pelo diretor para exibição e disponibilizado para esta edição pela Objeto Sim – Projetos Culturais e Assessoria de Imprensa de Brasília, parceira da mostra.

O espaço da Cinemateca de Curitiba, atualmente sob a coordenação de Thaisa Sade, foi uma escolha muito feliz já que o equipamento cultural do município, além de ser referência para estudantes, pesquisadores e interessados em Cinema, possui ótima infraestrutura  e competente equipe técnica , com projeção e som excelentes, conforme destacou Maurício Squarisi, diretor da animação "Café, um Dedo de Prosa" (Brasil, 2017) exibido no sábado 19. 

Localizada no histórico Bairro São Francisco a Cinemateca possui um acervo e ambientação que alegra o coração de cinéfilos de todas as idades e só por isso já merece uma visita.

(Interior da Cinemateca de Curitiba / Foto: Lu Oliveira)

Ao longo da mostra e após cada exibição aconteceu um bate papo descontraído com o o público e  convidado(a)s para falar da temática de cada produção, e sobre a experiência e impressões de cada um dele(a)s a partir de suas atuações no campo do cinema e/ou da alimentação. 

Passaram pela Cinemateca de Curitiba durante a mostra, Marcello Empinotti, Vander Valduga, Lai Pereira, Sabrina Demozzi, Luiz Felipe Araújo, Fernanda Lazzari, Vavo Krieck, Michele Dupont, Maurício Squarisi, Claudino S. Dias, Alex Barbosa e Meg Mamede.

(Momentos das sessões-debate de 15, 16 e 17/10/19 / Fotos: Rogério Oliveira e Lu Oliveira)

Foram seis noites de programação com sessões-debate emocionantes. Com curadoria de Meg Mamede, à frente do projeto deste 2016, a mostra escolheu para esta edição o tema "quando a cultura alimentar e o cinema se encontram" trazendo produções nas quais a cultura alimentar, seus arranjos produtivos, as pessoas e suas histórias estão presentes com merecido protagonismo.

(Momentos das sessões-debate de 18 e 19/10/19 / Foto: Lu Oliveira)

As produções, cinco documentários e uma animação, tinham em comum o olhar sensível e engajado de seus realizadore(a)s e emocionaram o público que prestigiou a mostra de cinema. 

A iniciativa que segue para sua 4ª edição continua visando a formação de público, a difusão de obras cuja temática permeie as questões da cultura, da alimentação, do meio ambiente e das etnias no Brasil e no mundo.

Temos pela frente um trabalho bastante grande já que a temática da mostra é muito específica e pouco explorada junto ao imenso público brasileiro, contudo, seguimos acreditando na importância de levar diversão, entretenimento, emoção e reflexão acerca dos temas usando o cinema como instrumento e de maneira gratuita.

(Momentos da sessão-debate de 20/10/19 / Foto: Lu Oliveira)

Aproveitamos para agradecer o público que compareceu, às pessoas que ajudaram a divulgar a iniciativa, aos realizador(a)s dos filmes que cederam suas obras para exibição gratuita e a todo(a)s aquele(a)s que de alguma maneira contribuíram para a realização desta edição, lembrando que a mesma foi uma realização do Cultura in Company com participação da Insólito Produções, tendo  como parceiros: Comida é CulturaPorcadeiroSlow Food Serra do Mar ParanáRádio Cultura Curitiba – 930 KhzObjeto Sim e o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Para saber mais desta iniciativa acompanhe as notícias aqui no site e siga-nos  no Instagram.

***

Comentários