"Brava Gente Italiana" de Sérgio Sbragia abre a 3ª edição da MIC Nossa Terra na Cinemateca de Curitiba.



O filme que abre esta edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra": Cultura e Alimentação que acontece de 15 a 20 de outubro de 2019 na Cinemateca de Curitiba, na capital do estado, é uma homenagem aos imigrantes italianos e seus descendentes no Brasil (que em 2015 já chegava a 30 milhões segundo os produtores do filme) especialmente os radicados no sul, região que os recebeu em vários momentos da história dos séculos 19 e 20, etnia fortemente representada na capital e em todo o estado do Paraná.


(O diretor Sérgio Sbragia durante filmagem  / Foto: Divulgação de "Brava Gente Italiana")

“Brava Gente Italiana” documentário dirigido por Sérgio Sbragia (Brasil, 2015) tem produção de Carlos Moletta. O filme foi rodado em 2012 em Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo no Paraná e em cidades do Rio Grande do Sul, mais precisamente em localidades das Serras Gaúchas, seguiu ainda para Vêneto na Itália, região que se apresenta forte na trilha sonora que acompanha o documentário como a canção “Bisogna ricordarsi dei nostri bisnoni” do músico gaúcho Valmor Marasca. 

Produção exibida em 2015 no Espaço Itaú em Curitiba e na cidade Colombo (onde ocorreu parte das filmagens) e em 2017 na 1ª edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra": Cultura e Alimentação na cidade de Bituruna, PR. Um filme delicado e  repleto de memórias onde as tradições de família, as histórias à mesa, a produção do vinho, a boa comida e a alegria desse povo marcam presença e emocionam.


“Brava Gente Italiana”  de Sérgio Sbragia e Carlos Moletta | 82 min. | Documentário | Brasil, 2015 | Classificação: Livre

Quando: terça-feira 15 de outubro de 2019 às 19h

Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco).

Sala Groff: 104 pessoas

Entrada franca, aberta a todos os públicos respeitando a capacidade da sala e classificação da obra.


***

Comentários