A importância da pesquisa para curadoria de mostras e festivais.


Para que uma Mostra como esta aconteça o trabalho começa muito antes. Diferente dos grandes festivais e mostras já estabelecidos no mercado cultural, nossa Mostra não utilizou edital ou chamamento público para inscrição de filmes e posterior seleção, neste caso o trabalho foi fruto de uma pesquisa que começou em 2014. Foram horas em frente à tela da TV, do computador e do cinema, muita tradução e leitura de releases, artigos e comentários na internet para chegar aos títulos viáveis para uma mostra que se realizará sem recursos financeiros efetivos, que se dará por meio da mobilização desta curadora, do governo municipal da localidade que a receberá e demais atores locais. 

Foi de fundamental importância a possibilidade de obter as produções escolhidas através de plataformas como Video Camp e do contato direto com diretores e/ou produtores dos demais filmes que em breve serão divulgados aqui em nosso site.

O número de produções com temática alimentar tem crescido cada dia mais sendo em sua maioria documentais, muitos das quais eu como cinéfila e cozinheira adoraria ver por aqui. Contudo a exibição no circuito comercial ou mesmo em festivais espalhados pelo país esbarra em questões peculiares do setor. Na Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação aprovada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e em captação, temos previsto itens que garantem questões como acessibilidade voltada ao público portador de deficiências visual e/ou auditiva, além é claro de tradução e legendagem para filmes produzidos em língua estrangeira, ações estas que só serão contempladas na edição de 2018.

Para 2017 teremos excelentes filmes nacionais falados em português e uma produção Brasil / Chile com legendas em português, teremos também uma produção paranaense de animação infantil cujo enredo é atual e instigante. São filmes recentes e de importante valor para a discussão que se faz acerca do futuro da alimentação no mundo, da sustentabilidade e dos meios de produção utilizados em nossa cadeia alimentar.

Em breve divulgaremos os filmes escolhidos por esta curadoria para a MIC Nossa Terra: Cinema e Alimentação 2017 que acontecerá em Bituruna, PR, nos dias 14 e 15 de outubro.


Curadora 

***

Comentários