O premiado "Atum, Farofa & Spaguetti" está presente na 3ª edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra": Cultura e Alimentação.


Uma viagem gastronômica por três continentes.

Estrelado por três chefs pernambucanos, a obra produzida pela PopFilmes e dirigida pelo cineasta italiano Riccardo Rossi, é o registro da viagem de Joca Pontes, Duca Lapenda e André Saburó. Convidado para realizar um jantar no renomado restaurante francês uma estrela Michelin Ze Kitchen Galerie, Joca não apenas aceita o desafio como também leva seus amigos para o que se tornaria uma reflexão gastronômica.

O documentário “Atum, Farofa e Spaghetti” de Riccardo P. Rossi (Brasil, 2017) presente na 3ª edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra" Cultura e Alimentação é um delicioso documentário em estilo road movie – produzido ao longo de seis anos e de maneira independente pela PopFilmes – que registra a intensa viagem de redescoberta de raízes culinárias de três amigos chefs de cozinha, Saburó,  Duca e Joca, partindo de Recife, Brasil, o filme segue por Roma e Maratea, na Itália, Paris, na França, Tóquio, Nagazaki e Sasebo, no Japão. Com um roteiro que busca as origens e as histórias de cada um deles, o filme identifica raízes familiares e vivências pessoais que deixaram marcas em suas personalidades culinárias.


(Duca Lapenda, André Saburó e Joca Pontes / Foto: Divulgação)

O filme foi destaque no Mesa Tendências Evento realizado em São Paulo em 2017 e desde seu lançamento tem recebido muitos prêmios por onde passa, entre os quais "Melhor Filme" em língua estrangeira no Hollywood International Independent Documentary Awards no EUA. O documentário levou também o melhor filme pelo júri do Terres Catalunya, na Espanha, além de integrar o line up de festivais como IFF-Film Fest Internationalde Londres, Inglaterra, Sonoma Film Fest e Vero Beach Wine, ambos nos Estados Unidos, Arthouse Asia e Director’s World International Film Festival (DWIFF) de Nova Delhi, Índia,  além disso o filme já esteve em festivais e mostras nacionais como o Cine-PE Festival do Audiovisual, Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação e agora é a vez da Cinemateca de Curitiba receber a produção.


Quando da sessão-debate de "Atum, Farofa & Spaguetti" o diretor Riccardo P. Rossi, italiano radicado em São Paulo, e outros convidados, realizarão um bate-papo com o público. 



“Atum, Farofa & Spaguetti” de Riccardo P. Rossi | 95 min. | Documentário| Brasil, 2017 | Classificação: Livre.

Quando: sexta-feira 18 de outubro de 2019 às 19h.

Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco).

Sala Groff: 104 pessoas.

Entrada franca, aberta a todos os públicos respeitando a capacidade da sala e classificação da obra.

***

Comentários