A história da cerveja curitibana Petroleum ganhou as telas em 2017 e retorna à Cinemateca de Curitiba.



A seguir destacamos o documentário “Petroleum é Nosso: a Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil” de Luiz Felipe Araújo (Brasil, 2017). Longa-metragem documental que mostra as comunidades de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. O filme usa como fio condutor a história da Petroleum, uma cerveja que nasceu pelas mãos dos amigos cervejeiros Luiz Felipe Araújo, Murilo Foltran e Júlio Moutinho de forma caseira, em panelas de alumínio, ganhando fama nos festivais e sendo produzida em duas fábricas – na Gauden em Curitiba e pela Wäls de Belo Horizonte.


(Foto: Murilo Foltran, Júlio Moutinho e Luiz Felipe Araújo, da DUM Cervejaria - Divulgação)

Nas entrevistas, um panorama da trajetória dos fundadores de algumas das mais importantes cervejarias artesanais do país. O filme foi viabilizado a partir de uma plataforma de crowdfunding e contou com a ajuda de mais de 550 apoiadores de 18 estados brasileiros.

Com material variado o documentário apresenta depoimentos de cervejeiros e arquivos de acervos pessoais colhidos em festivais de cerveja, reportagens de TV, brassagens e degustação entre amigos. Este filme apresenta a redescoberta do processo artesanal na fabricação do fermentado mais amado no Brasil e em outros países também, tradição trazida por imigrantes, em especial os de origem germânica e eslava. Segmento que vinha buscando autossuficiência e nos últimos anos se desenvolveu graças ao boom do mercado com o surgimento de novos sabores e de amantes da bebida dispostos a se lançar ao desafio de produzir cerveja em pequenas cervejarias espalhadas pelo país alavancando o setor e fazendo a alegria daqueles que apreciam a cerveja artesanal.

Face ao vasto mercado a ser explorado no país o filme mostra também o assédio de grandes nomes da cerveja, da indústria de produção em massa que observa o crescimento do setor e a formação de um público mais seleto, na tentativa de seduzir marcas e profissionais responsáveis pelo sucesso de sua produção no cenário cervejeiro. O claro mercado de nicho causando frisson com qualidade, sabor e distinção frente ao mercado de massa, apelativo e homogêneo.

“Petroleum é Nosso: a Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil” foi exibido na Cinemateca de Curitiba e na Biblioteca Mário de Andrade em SP, bem como no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Blumenau, Goiânia, Florianópolis e Belém. Além disso, passou também pela Argentina, no festival "Somos Cerveceros" em La Plata, na província de Buenos Aires.

Presente em seu lançamento na programação da Cinemateca, a produção retorna ao espaço na sessão-debate que rola na noite de 17 de outubro, ocasião na qual convidados conversarão com o público após a exibição do filme, entre eles o diretor do documentário.



"Pretroleum é Nosso: a Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil” de Luiz Felipe Araújo | 86 min. | Documentário | Brasil, 2017 | Classificação: 14 anos.

Quando:quinta-feira 17 de outubro de 2019 às 19h.

Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco).

Sala Groff: 104 pessoas.

Entrada franca, aberta a todos os públicos respeitando a capacidade da sala e classificação da obra.


***

Comentários