"Antes do Inverno", a pesca artesanal da tainha passada de geração para geração.


A pesca artesanal da Tainha é muito mais que uma atividade econômica, é também uma manifestação cultural que atravessou gerações e tornou-se patrimônio cultural da cidade de Bombinhas e do estado de Santa Catarina. Com o objetivo de registrar essa atividade e valorizar as práticas tradicionais da comunidade, a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas idealizou o documentário "Antes do Inverno" que encontrou em pesquisa feita por Marcos Aurino Pinheiro, morador de Bombinhas, no Litoral Norte, o material que necessitavam  para realização de um emocionante documentário sobre a atividade que move a localidade há muitas gerações.

Produzido pela Tramela Produções, o filme revela a força e o encanto de uma das culturas tradicionais mais antigas que se mantem viva no litoral sul do Brasil. O documentário que foi selecionado em festivais no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, retrata o cotidiano de uma comunidade pesqueira através de um roteiro poético, buscando sensibilizar e emocionar o público para que se reconheça a importância desse patrimônio através da arte.

O tempo foi passando. A técnica de pesca em Bombinhas foi também resistindo, ensinada de pai para filho. Assim, como ainda resiste a pesca no Estado, resiste a memória de outros verões, quer seja em fotos, quer seja em filmes documentários como este.


FICHA TÉCNICA

Título: Antes do Inverno
Direção: José Santiago Asef
Gênero: Documentário 
Duração: 37 minutos
País: Brasil
Ano: 2013
Classificação: Livre

EQUIPE

Realização: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas
Produção: Tramela Produções.
Direção: Santiago José Asef.
Produção: Aline Lúcia Vieira.
Roteiro: Marcos Aurino Pinheiro.
Elenco: Dinizarte Cassimiro da Silva Filho, Rosa Geralda da Silva e Mateus Vinicius Schwantz. Trilha Sonora: Aline Lúcia Vieira, Marcos Aurino Pinheiro, Murilo Melo e João Paulo Nicolau de Siqueira.
Legenda/Inglês: Elis Motta
Legenda/Espanhol: Santiago Asef

***

Comentários