Falta pouco, em alguns dias a programação desta edição será divulgada!



A capital paranaense recebe neste ano a 3ª edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra": Cultura e Alimentação, que acontece de 15 a 20 de outubro na Cinemateca de Curitiba, uma linda edificação no histórico Bairro São Francisco.


Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca de Curitiba foi responsável pela formação de uma geração de cineastas e cinéfilos na cidade. Um dos trabalhos que deu projeção nacional à Cinemateca foi o de pesquisa e recuperação de filmes antigos, permitindo resgatar os primeiros filmes paranaenses. A nova sede foi inaugurada em 22 de abril de 1998 e as instalações definitivas consolidaram a Cinemateca de Curitiba como uma referência para os amantes da sétima arte. No início de 2007 passou por uma reforma, com a restauração do prédio, a aquisição de novos equipamentos e a melhorias dos já existentes. A sala possui capacidade para 104 pessoas. (saiba mais aqui)

Esta edição da mostra, assim como as anteriores, é totalmente gratuita e aberta a todos os públicos respeitando a capacidade do local e a classificação de cada obra exibida. A novidade deste ano é que, durante as seis noites de mostra, teremos seis sessões debates com convidado(a)s para lá de especiais, gente engajada e especialista nas temáticas da alimentação e do cinema.

O público que for prestigiar as exibições seguidas de debates terá contato com o saboroso universo da cultura alimentar brasileira e estrangeira e vai conhecer um pouco mais as origens ancestrais e o que tem sido feito para preservar hábitos alimentares e arranjos produtivos no Brasil e em países como França, Japão e Itália.

Que o brasileiro não vive sem café, cerveja, farinha, farofa e macarrão, isso já sabemos, mas é a partir do encontro entre a cultura alimentar e o cinema que isso ganha vida e contornos deliciosos que nos farão repensar hábitos de consumo e refletir sobre a importância de conhecermos quem, onde e como são produzidos nossos alimentos.

Esta edição é uma realização do Cultura in Company com produção da Insólito Produçõese tem como parceiros Comida é Cultura, Porcadeiro, Slow Food Serra do Mar Paraná, Rádio Cultura Curitiba – 930 Khz, Objeto Simcontando ainda com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Para saber mais sobre esta edição, acompanhe as novidades aqui em nosso site e siga-nos no Instagram.
***

Comentários