‘Café Um Dedo de Prosa’ é exibido na Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”, em Curitiba.

Animação, que conta a história do café, é a atração do dia 19 de outubro.

Lançado em 2017, o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Animação de Campinas, ‘Café, um Dedo de Prosa’ integra a programação da terceira edição da Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação, que acontece na cidade de Curitiba, de 15 a 20 de outubro.

A exibição gratuita terá a participação especial do animador para um bate-papo após a sessão, no dia 19 de outubro, às 19h, na Cinemateca de Curitiba. É a primeira exibição em Curitiba do filme, que desde agosto, está disponível também em DVD.

A animação “Café, um dedo de Prosa” narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos - Vera Holtz e Wandi Doratiotto - em uma cafeteria.

(Maurício Squarisi, Wandi Doratiotto, Vera Holtz e 
Flavia Cristiane da Silva como a barista Ledinha)
Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

Com 72 minutos, o filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

“Café, um Dedo de Prosa” é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Chegando aos 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. 

Interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, podem entrar em contato visitando o blog ou canal no Facebook, @ncacampinas.

Os interessados em adquirir o DVD de ‘Café, um Dedo de Prosa’ podem entrar em contato pelo e-mail mau@lexxa.com.br. 
(Fonte: A2N Comunicação)

 

“Café, um Dedo de Prosa”  de Maurício Squarisi | 72 min. | Animação | Brasil, 2017 | Classificação: 10 anos.

Quando: sábado 19 de outubro de 2019 às 19h

Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco).

Sala Groff: 104 pessoas

Entrada franca, aberta a todos os públicos respeitando a capacidade da sala e classificação da obra.

***

Comentários