Próxima edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra".


(Momento único propiciado pela magia do cinema, com a interação de bonecos realizada pela atriz Marcelle Tartas e as crianças presentes na exibição de "Sara e Sua Turma" durante sessão da 2ª edição da MIC "Nossa Terra" / Foto: Meg Mamede)


Sobre a próxima edição da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra" os realizadores gostariam de esclarecer alguns pontos e justificar a falta de informação até o momento, já que para as edições anteriores os trabalhos tiveram início ainda entre os meses de fevereiro e março dos respectivos anos.

Como é sabido, desde a primeira edição os realizadores enfrentaram dificuldades na captação de recursos para realização da mostra de cinema, cuja proposta aprovada por Lei Federal de Incentivo à Cultura teve seu período de captação aberto até o final de 2018 (24 meses decorridos da sua aprovação, conforme previsto na Lei Rouanet). Em paralelo a iniciativa foi submetida ao mecanismo de incentivo do Estado do Paraná, Edital do PROFICE 2017. Habilitada na fase documental e aprovada na avaliação de mérito a proposta atingiu ótima pontuação, mas ao final não foi convocada.

Para realização da edição 2018 foi tentado, sem sucesso, a comercialização de um plano de cotas junto a empresas, ao comércio e entidades locais e da região com o intuito de cobrir custos como direito de exibição e outros serviços especializados que um projeto como este demanda.

Por sorte (e os realizadores são muito gratos por isso), a iniciativa pode contar com os parceiros e apoiadores que estão com ela desde a primeira edição e outros que se juntaram ao longo da edição 2018 oferecendo importantes serviços e produtos para execução da iniciativa. Além disso ter a Prefeitura Municipal de Bituruna como apresentadora e contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi fundamental para a entrega de um evento de qualidade, com conteúdo atual e relevante para o público presente nos dias da mostra.

Os realizadores salientam que com a realização da 2ª edição foi possível ampliar o alcance e evidenciar através de divulgação em sites, redes sociais, TV e rádio a vocação natural da cidade para a hospitalidade e, na recepção e realização de eventos como a Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra" no município.

É do maior interesse por parte dos realizadores a continuidade da mostra internacional de cinema e a realização de outras edições em Bituruna/PR contudo, em face ao cenário desafiador que a produção cultural enfrenta no país eles não têm como realizá-la sem o mínimo de recursos financeiros garantidos para remuneração de serviços essenciais e especializados.

A equipe principal da MIC "Nossa Terra" é composta de quatro profissionais, do Cultura in Company e Insólito Produções, que exercem mais de uma função/atividade dentro do projeto, o que não chega a ser um problema do ponto de vista de produção (capacidade técnica) pois estão todos muito bem preparados para o que se propõe a fazer, porém, um evento como este tende a crescer ano após ano, demandando maior dedicação e tempo, consequentemente uma equipe maior também.

Estão sendo estudadas algumas opções para que o público de Bituruna não passe 2019 sem uma experiência de Cinema, em especial o(a)s aluno(a)s do ensino fundamental da rede pública, haja vista a importância do acesso à cultura e arte na infância. O Cultura in Company, juntamente com a Insólito Produções, está verificando a possibilidade de se realizar exibição de uma ou mais obras para o mês de outubro, no qual se celebra o Dia das Crianças.

Quanto à MIC "Nossa Terra", nascida em Bituruna e com duas edições já realizadas, entende-se que a iniciativa deve ser revista. Os realizadores continuarão trabalhando temas como cultura e alimentação, mas ampliarão as possibilidades com a inclusão de temas como meio ambiente e etnia, assuntos relevantes que dialogam com os objetivos do projeto, além disso eles entendem também que a itinerância da mostra se faz necessária, desta forma buscarão atender outras cidades do Paraná e do país interessadas em receber a mostra, tendo em vista sempre a formação de público, a acessibilidade e a descentralização da cultura, dando à iniciativa maior alcance e abrangência.

Para 2020 será analisado juntamente com os apoiadores, parceiros e colaboradores de Bituruna formas para viabilização do projeto visando a remuneração de rubricas básicas, técnicas e especializadas que a iniciativa requer, entre as quais: pesquisa e curadoria; programação;  direitos autorais; liberação de filmes; cópias digitais; produção; criação conceitual das peças de divulgação impressas, digitais e audiovisuais como teaser e making of; registro fotográfico; registro videográfico para produção de teaser e making of; manutenção de sitee redes sociais; elaboração de conteúdos para o site e distribuição pública; pós produção e prestação de contas.

Os demais itens costumeiramente atendidos e não menos importantes para o sucesso da  mostra, e fornecidos por parceiros e apoiadores locais como: transporte; estadia e alimentação da equipe; impressão das peças de divulgação e ingressos; criação de spots e veiculação em rádio, serão sempre apreciados, creditados e amplamente divulgados através das marcas de cada um dos fornecedores desses itens.

Em tempo e tão logo os realizadores e produtores da Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra" tenham novidades, elas serão divulgadas. Fique atento(a) às notícias em nossos canais no Instagram e Youtube e aqui no Site.

Se você, sua empresa ou instituição têm interesse em apoiar e/ou patrocinar esta iniciativa entre em contato através do e-mail culturaincompany@gmail.com.


***

Comentários