"O Nó: Ato Humano Deliberado", cultura, história e denúncia.


Documentário investigativo de cunho jornalístico e denúncia. "O Nó: Ato Humano Deliberado" de Dilson Araújo (Brasil, 2012) foi lançado durante o Festival de Cinema Baiano de 2012, evento com divulgação nacional, como filme convidado. Obra exibida em várias cidades da Bahia e outras regiões do país que além de trazer uma denúncia sobre ação que devastou a produção cacaueira do sul da Bahia no final dos anos 80, destaca a história e a importância da produção de cacau para a cultura e economia daquela região.

A introdução criminosa da doença vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau do sul da Bahia e o fracasso da intervenção do governo brasileiro através do Programa de Recuperação da Lavoura ocasionaram um desastre socioeconômico e ecológico sem precedentes, que inviabilizou mais de seiscentos mil hectares da cultura, destruindo as vidas e os sonhos de milhares de famílias de trabalhadores rurais, cacauicultores e comerciantes. O evento extinguiu 250.000 postos de trabalho, provocou o êxodo de aproximadamente 800.000 homens, mulheres e crianças que moravam nas fazendas e ainda quebrou a economia de quase cem municípios.

As consequências da catástrofe continuam repercutindo desde 1989 e afetam uma importante zona biogeográfica, onde vivem quase três milhões de pessoas. O filme aborda o fato a partir das evidências e dos argumentos científicos contidos nos relatos dos depoentes e em documentos oficiais.
A cada exibição e mesmo com o passar dos anos, o filme atrai a atenção, não só dos cacauicultores mas também da sociedade civil organizada. É importante continuar a exibi-lo de maneira ampla pois a denúncia apresentada no documentário é, ou deveria ser, de interesse público.

O filme tem como base uma vasta documentação, desconhecida da maioria da população e  levantada por Dilson Araújo desde 2009, quando ele iniciou a pesquisa. Esses documentos revelam fatos graves que são apresentados no filme. Legendado em inglês, francês e espanhol, a versão em DVD terá dois discos, um com o filme e outro com as cópias digitalizadas dos documentos.

FICHA TÉCNICA

Título: O Nó: Ato Humano Deliberado
Direção: Dilson Araújo
Gênero: Documentário 
Duração: 72 minutos
País: Brasil
Ano: 2012
Classificação: 12 anos (MIC Nossa Terra)

EQUIPE

Pesquisa, Roteiro, Produção e Direção: Dilson Araújo
Roteiro de Edição, Montagem e Finalização: Henrique Filho
Direção de Fotografia: Isaías Neto
Som Direto: Ramon Ângelo
Assistente de Som Direto: Genivaldo Santos
Narração e Computação Gráfica: Alisson Fagundes
Ilustração: Deri Júnior.

***